Fraudes em Telefonia


Sala Principal - GTER/GTS

09 de Dezembro de 2016 09:40 - 10:20

Com a adoção cada vez maior de sistemas de telefonia conectados a internet, o número de fraudes virtuais também tem aumentado. Em 2020, estima-se um total de 348,5 milhões de usuários VoIP, movimentando um valor de US$ 137 bilhões. Mas as fraudes não acontecem apenas quando o sistema de telefonia está conectado à internet: fraudes - até mesmo simples - são aplicadas todos os dias. Usuários no Brasil e no exterior tem sido vítimas de ataques que causam milhões de dólares de prejuízo nas contas telefônicas ou nos saldos bancários das vítimas. Ataques de engenharia social também aumentam ao redor do mundo, com os mais diversos níveis de sofisticação - ou de simplicidade. No Brasil, em 2015, ocorreu uma tentativa de golpe a cada 16 segundos - foram registrados 1,3 milhão de casos envolvendo fraudes cadastrais nas empresas de telefonia somente entre janeiro e agosto de 2015. O número é 35% superior se comparado com 2014. Assuntos a serem abordados: Fraudes simples - golpes telefônicos, como o do ""sobrinho' acidentado pedindo dinheiro para pagar o hospital ou do SMS premiado da ""Nestrê"" (sic); Fraudes ""cold call"" e ""engenharia social"": obtenção de dados pessoais fazendo-se passar por uma empresa ou familiar; Fraudes com identificador de chamadas: adulteração NO BRASIL do número de origem para se passar por terceiros legítimos; Fraudes tecnológicas: exploração de falhas em sistemas conectados à internet (dialplans ou autenticação) ou abuso em telefones IP com configuração default. Formas de evitar o abuso em servidores de telefonia conectados à internet.


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