CDNs: entenda como funcionam os principais caches da atualidade


Canal NICbrvideos do YouTube

25 de Junho de 2021 09:00 - 12:00

Link para o vídeo

No início da Internet as redes eram pequenas e bem controladas, não existia muita distinção de conteúdo e acesso, pois naquela época os principais fornecedores de conteúdo dentro da Internet eram as grandes universidades americanas, que tinham como objetivo compartilhar entre si as pesquisas realizadas.


Conforme a Internet foi crescendo, mais e mais conteúdo foi sendo criado e cada vez mais usuários começaram a fazer parte dessa rede de redes, até se tornar algo mundialmente utilizado. Com esse crescimento a nível mundial os conteúdos foram ficando cada vez mais distantes (de forma literal mesmo), pois o que antes era concentrado em apenas um único país, agora está espalhado pelo mundo. Então pode ser que para acessar um determinado conteúdo você precise percorrer milhares de quilômetros dentro da Internet para chegar nele.

O que podemos fazer nesse caso? Uma das soluções é procurar meios de transmissão mais rápidos. A fibra óptica é um grande exemplo disso, onde utilizamos a luz para transmitir os dados de sua conexão, agilizando dessa forma o acesso. Ourta alternativa seria melhorar a conectividade entre os provedores: com novos caminhos alternativos existem grandes chances de se encontrar um caminho mais curto até o determinado conteúdo desejado. A terceira solução é trazer o conteúdo mais perto do usuário.

CDN é uma sigla inglesa: Content Delivery Network, o que em portugues seria algo como "Rede de distribuição ou fornecimento de conteúdo". O objetivo dessa rede é literalmente aproximar o conteúdo do usuário, trazendo servidores que contém o conteúdo em uma localidade que seja geograficamente favorável aos usuários que desejam acessar dito conteúdo.

Através das CDNs podemos ter acessos muito mais rápidos e menos onerosos para toda a rede da Internet, uma vez que o caminho até o conteúdo se torna mais curto. Nessa palestra vamos entender um pouco mais sobre como as CDNs funcionam e quais as vantagens e desvantagens de se ter uma. Não perca essa oportunidade!


Convidados para esta atividade

Arquivos disponibilizados